segunda-feira, 17 de outubro de 2016
COMO SE TORNAR SACERDOTE OU SACERDOTISA DE IFA
Hoje vou falar sobre como se tornar um babalawo qualificado ou uma iyanifa qualificada (sacerdotes de Ifa). Muitas pessoas afirmam ser sacerdotes, mas depois de ler este artigo você vai entender melhor se eles são de verdade ou se eles são meramente Babalariwo (fabricantes de barulho).
O primeiro erro que é cometido e que deve ser corrigido é acreditar que depois de receber a iniciação durante a Itefa em Igbodu, automaticamente torna-se babalawo qualificado ou iyanifa; nada de mais errado. Ser iniciado simplesmente significa conhecer o Odu que te criou, saber o seu destino. Iniciação é muito importante, mas é apenas o começo; muitas pessoas são iniciadas mas não todas podem ser ditas ser de verdade Babalawo ou Iyanifa.
Agbamate: o termo refere-se a homens e mulheres, e é a pessoa que foi iniciada em seu Igbodu e recebeu o Ikin Ifa, as nozes de palma sagradas, mas a pessoa não tem necessariamente o conhecimento necessário na formação de Ifa; provavelmente, ela é capaz de sacrificar seu Ikin, mas quando é necessário o pleno conhecimento para fazer a leitura em Ifa ou para o Ebo ela precisa consultar o seu Babalawo ou Iyanifa.
Isto também se aplica para aqueles que são chamados: Agbamaku. Podemos dizer que as palavras são equivalentes.
Iyalase, Eyelase: este termo indica as mulheres devotas de Ifa. Elas executam deveres cerimoniais durante o Odu Ifa (Ifa Festival) e outras funções durante Ose Ifa (dia da semana dedicados a Ifa); estas mulheres têm conhecimento adequado das escrituras de Ifa e da verdadeira espiritualidade de Ifa.
As pessoas mencionadas não estão qualificadas para chamar-se Babalawo ou Iyanifa, ainda espanta-me que muitos deles afirmam ser tal quer na sua própria casa e no exterior; é errado dizer isto só porque você foi iniciado tot anos anteriormente. Há fases de treinamento para a qual uma pessoa tem que passar antes de se tornar um verdadeiro Babalawo ou Iyanifa; na ausência de tais fases, não importa quantos anos se passaram desde o início, tal pessoa ainda é Ogberi (um principiante).
Tudo isso nos leva à pergunta: quem é o Babalawo?
A resposta é simples. O termo vem das palavras Yoruba Baba e Awo. Baba significa pai ou pessoa anciã, Awo significa mistérios e segredos; portanto Babalawo significa Pai de mistérios ou segredos. O mesmo se aplica a Iyanifa, cuja iníciação é um pouco diferente para o fato de que ela não pode ver Odu, sendo esta a esposa de Orunmila (pelo meu conhecimento).
Agora, como você se torna Babalawo ou Iyanifa?
Primeiro de tudo, o aspirante sacerdote ou sacerdotisa deve submeter-se humildemente a Olodumare, a Orunmila e ao Oluwo que vai lhe treinar. A pessoa também deve compreender que a aprendizagem de Ifa é um compromisso que dura a vida inteira; aprendizagem nunca termina, ninguém pode afirmar conhecer totalmente Ifa, inclusive eu, que ainda aprendo com as pessoas que o praticam a mais tempo do que eu, e eles por sua vez, vão continuar a aprender, até à morte.
Aqui estão as perguntas que o Oluwo irá pedir-lhe:
Se o fe ko ifa nitori eran? To ba je be wa ri eran lopolopo (Quer aprender Ifa para a carne? Se esta é a razão, então você vai ter muita carne).
Se o fe ko ifa nitori owo? To ba je be wari owo (Quer aprender Ifa para ganhar dinheiro? Se esta é a razão, então você vai ganhar um monte de dinheiro).
Se o fe ko ifa nitori ko le laya lopolopo? To ba je be wa ni Aya lopolopo (Quer aprender Ifa para ter muitas esposas? Se esta é a razão, então vai casar com muitas esposas).
Finalmente, o Oluwo pergunta-lhe:
Se o fe ko ifa nitori otito? To ba je be, owo eran Ola ohun rere gbogbo ayika iwa yio o je tire (Quer aprender Ifa porque você está procurando a verdade? Se esta é a razão, então você vai ter dinheiro, esposas em boa saúde, uma vida longa e todo o bem que a vida tem para lhe oferecer).
Existem várias fases para as quais o aspirante deve passar durante a sua formação. De acordo com o que me foi ensinado por aqueles que vieram antes de mim, o primeiro passo é:
Ifoju omo awo mon ifa: introdução do aspirante à Ifa; ao aspirante é dito para comprar abodiye tabi obidiye (galinha), Otin (uma garrafa de cachaça ou gin), Obi abata olojumerin (nozes de cola de quatro lóbulos). Estes são utilizados para iwure (orações) para o Ikin Ifa do Oluwo que formará o aprendiz, de modo que Ifa possa ser com ambos durante a formação e que a relação entre eles será bem sucedida e não haverá disputas. Esta primeira fase é geralmente feita do dia de Ose.
Ohunje Oju Opele (comer o alimento espiritual e o colar de adivinhação), é a segunda fase. O Oluwo convida o aspirante para comprar alguns ingredientes, mas não vou mencionar quais. Estes ingredientes e instrumentos são utilizados com as ervas de Ifa, o que também não menciono. Com tudo isso é preparado um alimento espiritual chamada Ohunje Oju Opele (a comida no colar de adivinhação). O aspirante também deverá colocar as mãos em uma certa posição sobre o rosto e para trás, enquanto com a boca pega a comida divina no colar de adivinhação. Este colar é usado na fase preliminar do treinamento e é Pankara Idi Esu (uma abóbora tirada do templo de Esu) e será usado para iniciar um aprendizado.
A próxima fase é Isipele ou Sisi Opele (o processo de abertura do colar adivinhação); os dezesseis principais Odu serão abertos pelo aspirante; ele ou ela poderá abri-los em 4 e 4 ou 8 e 8 dependendo da capacidade de assimilar; é nesse ponto que serão fornecidos os nomes. Estes Oju Odu são chamados Ojodu e depois dão vida aos outros 240 Odu, chamados Amulu.
Igbo gbigba, é o próximo passo: o ato de interpretar as mensagens da adivinhação de Ifa, sejam "sim" ou "não", ou "bom" ou "ruim". Neste processo, o aspirante babalawo ou a aspirante iyanifa, vai saber que posição é atribuída a Owo Otun (mão direita) e Owo Osi (mão esquerda do Opele), o aspirante vai aprender sobre Odu ja gbaIbo (Odu que tem um significado especial); o ebo é caracterizado tanto por Ire (bondade ) que i ifa kun tabi ki ifa gbin tabi ayewo, ifa ki fo ibi (ruim ou negativo). O aspirante vai saber as diferenças de fazer uma leitura para um homem e uma mulher durante o ibo gbigba. Além disso, nesta fase, o aspirante vai aprender como pedir Ebo e Adimu; sobre Ohunte Ile (como fazer as marcas na bandeja de adivinhação, o Opon ifa).
Okara ebo hiha, como fazer o sacrifício.
Na próxima fase tem que aprender pelo menos dois versos para cada Odu, a partir de Ejiogbe até o último. O aspirante, que é chamado Omo Awo, vai aprender os versos pelo coração. Os Odu são no total 256.
Finalmente, na fase que agora venho expor, o Omo Aeo aprende curas e remédios de ervas e akose ifa; é preciso lembrar que este é um compromisso que dura a vida inteira. Akose ipese e Ayako Ifa servem para resolver uma infinidade de problemas.
A iniciação em Ifa pode ser feita antes ou depois da formação, isso depende da disponibilidade financeira do aspirante Babalawo ou da aspirante Iyanifa. Este procedimento é sagrado e imutável.
Se você está interessado na formação e na iniciação em Ifa pode contatar-me.
Marcadores:
Adivinhação de Ifa,
Animismo Africa,
Babalawo,
Coco,
Ebo,
Espiritualidade Yoruba,
Ifá,
Interpretação sobre sonhos,
Iorubá,
Iyanifa,
Magia Africana,
Nigeria,
Omo Awo,
Orixas,
Religião dos Orixas,
Tradição de Ifa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário